• Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Fale conosco   62 3212 4288

Rua 105 D nº 94, Setor Sul - Goiânia - Goiás

CEP 74080-320

© 2016 - Todos os direitos reservados à MBM Solução em Impressão

Instalei minha multifuncional com wireless e não consigo escanear. E agora?

August 31, 2015

Cada vez mais impressoras comuns e multifuncionais vêm equipadas com o recurso de conexão sem fio (wireless), o que lhe permite imprimir a partir do seu computador sem a utilização de cabos. Mas esta não é a única vantagem: com a conexão sem fio é possível compartilhar a impressora com vários computadores sem a necessidade de configurações complicadas, e ainda é possível imprimir a partir de smartphones e tablets.

 

 

 

 

Mas ao usar este tipo de conexão você pode ter problemas para escanear imagens em sua impressora multifuncional. Quer saber porque isto ocorre e como resolver?

 

Ao conectar uma multifuncional ao seu computador através de um cabo USB todas as funções do dispositivo, como a impressão, o escaneamento e o acesso aos slots de cartão de memória, são reconhecidas e ficam imediatamente disponíveis para o seu sistema operacional. O próprio sistema instala todos os drivers necessários e disponibiliza acesso imediato a essas funções, ou se os drivers não estiverem disponíveis, solicita ao usuário que os forneça. O fabricante da impressora geralmente pede que se instalem tais drivers antes de conectar o dispositivo para garantir que tudo corra normalmente.

 

Mas se você conecta a sua multifuncional através da conexão sem fio a coisa muda de figura. A conexão sem fio é um tipo de rede local, com uma linguagem de comunicação bem diferente daquela usada por cabos USB. Redes locais (com ou sem fio) foram desenvolvidas para trocas de informações entre computadores e dispositivos de rede (como roteadores, servidores, etc). Já cabos USB foram desenvolvidos para permitir a conexão de periféricos a um computador (como tablets, smartphones, teclados e mouses, etc).

 

A função de impressão pode ser realizada através de uma conexão sem fio (ou com fio) simplesmente porque há suporte do sistema operacional para a função de impressão através de rede. Se você trabalha em uma empresa que utiliza rede cabeada ou sem fio certamente já viu que é possível imprimir a partir de qualquer computador, e que a impressora geralmente está conectada via um cabo azul, que é um cabo de rede e não um cabo USB.

 

Como o sistema operacional geralmente não oferece suporte à função de escaneamento através de rede – que, convenhamos, é algo muito menos utilizado, afinal o ideal é você estar perto do computador e do scanner para conseguir operar ambos – torna-se difícil ou impossível fazer o escaneamento quando se usa a conexão sem fio da sua multifuncional.

 

Pode ser que algum fabricante lhe forneça um aplicativo capaz de implementar a função de escaneamento através de rede, e neste caso a sua multifuncional seria capaz de fazer isso através da conexão sem fio. Mas o que eu tenho mais visto por aí é o fabricante simplesmente dizendo que não dá, e solicitando que você conecte a multifuncional através do cabo USB – o que pode ser frustrante, afinal você comprou o equipamento com função wireless justamente pra se livrar dos cabos. Mas esta é a realidade da situação – enquanto não houver um suporte apropriado por parte do sistema operacional e dos fabricantes de impressoras, a função de escaneamento muito provavelmente estará restrita à conexão por USB.

E enquanto essa situação não é resolvida, vai aqui uma dica. Se a sua multifuncional tiver uma porta USB frontal (que permita a conexão de pendrives) ou slots de cartão de memória, muito provavelmente haverá uma opção no menu que permita escanear diretamente para o dispositivo USB. Com isso você pode salvar a imagem escaneada diretamente no pendrive ou cartão de memória. Se você não tiver um pendrive ou cartão de memória você também poderá conectar qualquer “dispositivo de armazenamento em massa” como um smartphone, um tablet, uma câmera digital ou até mesmo um HD externo.

 

Outra dica é que alguns modelos mais avançados de multifuncional oferecem função de salvamento de imagens escaneadas em uma unidade de rede ou em serviços na nuvem como o Evernote, o OneDrive, uma conexão de FTP ou uma unidade de rede. Você também pode usar esses recursos para escanear sem precisar de um pendrive. 

 

Fonte:

www.tudosobreimpressao.com.br

Please reload

Featured Posts

Outsourcing de impressão: parceria que traz tranquilidade

May 15, 2018

1/6
Please reload

Recent Posts

November 28, 2018