• Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Fale conosco   62 3212 4288

Rua 105 D nº 94, Setor Sul - Goiânia - Goiás

CEP 74080-320

© 2016 - Todos os direitos reservados à MBM Solução em Impressão

Política de Logística Reversa da MBM

July 17, 2018

A MBM adota a política de logística reversa juntamente com os fabricantes de cartuchos e leva sua responsabilidade ambiental muito à sério. Ao invés de permitir que os cartuchos sejam descartados incorretamente, há a preocupação constante com o mundo em que vivemos. Por isso incentivamos que os clientes devolvam os cartuchos vazios na empresa, para serem devidamente eliminados. 

 

 

Você sabia que o descarte correto de cartuchos e toners usados se dá através de um procedimento chamado de Logística Reversa, que foi instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos com a lei 12.305/2010? De acordo com o engenheiro ambiental Hugo Guimarães, da empresa Cetric, este procedimento baseia-se na devolução do resíduo para o seu gerador, ou seja, a empresa fabricante.

 

Tratando-se da logística reversa é recomendável que os usuários de impressoras encaminhem seus cartuchos usados e toners para a empresa fabricante dos mesmos, que ficará responsável pelo processo de reciclagem. A forma correta de lidar com o material a ser descartado deve ser enviar os cartuchos e toners para serem reciclados ou reaproveitados pelas empresas fabricantes, considerando-se que estes resíduos possuem alto índice de contaminantes (tintas) e por isso não podem ser depositados em lixo comum e nem descartados na natureza.

 

Caso não seja possível essa devolução ao fabricante, por qualquer motivo, os cartuchos deverão ser coletados por empresas licenciadas que fazem a gestão de resíduos, como é o caso da Cetric.

 

MBM se comprometeu a agir para viabilizar a coleta de cartuchos usados por seus clientes, levando-os à destinação ideal para que o produto descartado não cause impacto ambiental negativo. Uma das prioridades da empresa é buscar o desenvolvimento sustentável e garantir que seus clientes façam parte disso.

 

Impacto Ambiental

 

O impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de resíduos ainda é muito grande no Brasil, levando em consideração que apenas uma minoria das empresas e propriedades rurais realizam a forma adequada de descarte.

 

Como consequência, na grande maioria das vezes, o resíduo é depositado em terrenos baldios, margens de córregos e rios, florestas e até mesmo em aterros sanitários municipais. O resultado disso é o alto nível de poluição nas águas, até mesmo em poços artesianos. Ademais, o resíduo tóxico provoca um aumento considerável na mortalidade de animais, mau cheiro e proliferação de vetores de doenças. No caso de substâncias químicas despejadas na natureza, estas podem ainda causar risco à saúde humana.

 

Quem se interessar mais pelo assunto e quiser saber maiores detalhes, poderá pesquisar sobre o procedimento de logística reversa, contido na Lei 12.305/2010, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 


 

 

Please reload

Featured Posts

Outsourcing de impressão: parceria que traz tranquilidade

May 15, 2018

1/6
Please reload

Recent Posts

November 28, 2018

Please reload

Archive